segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os desafios de uma liderança eficaz

Existe no mundo uma crise de liderança generalizada. Na política busca-se um líder mundia para tentar solucionar os problemas globais, no mundo religioso busca-se alguém para unir as diversas religiões, em fim, o mundo clama por líderes, até mesmo as empresas quando querem contarar uma pessoa buscam, juntamente com a capacidade intelectual, a desenvoltura de liderança.

Se de um lado a sociedade em geral busca líderes, a igreja, por sua vez, não é diferente. Nunca se ouviu falar tanto em liderança eclesiática, bem como a criação de diversas instituições representativas, tudo isto tendo em vista a busca de líderes ou de uma liderança.

A liderança deve, acima de tudo, ser eficaz. Se de um lado o mundo, e, até a própria igreja clamam por líderes, de outro lado os referidos líderes tem desafios em proporção igual a procura.

Vou citar alguns desafios para os lídres odiernos.



  1. Anarquia governamental - se de um lado o mundo clama por líderes, por outro este mesmo povo não aceita ser liderado. Parece antagônico, mas é uma verdade, há uma crise generalizada, grande parte entende a necessidade de ter um líder, no entanto não querem e/ou não aceitam ser liderados, muito, pelo contrário, quer viver em uma verdadeira anarquia governamental, fazendo o que bem entende e o que o seu pensamento diz estar correto;



  2. Pluraridade de liderança - na crise atual, muitos querendo ser líderes, e movem "discipulos" após si e seus pensamentos, lançam-se em uma verdadeira odiséia louca, conclamando aos quatro cantos da terra pensamentos e idéias infundadas ou com fundamentos frágeis;



  3. Falta de identidade - a identidade é a reunião de caracteristicas pertinentes a uma pessoa, jeito de ser, de aguir, de tomar decisões, em fim, a maneira de ser. Com multiformidade de influências os atuais líderes não conseguem formar uma identidade própria, torna-se, na verdade, um aglomerado de idéias dos outros.

Outros fatores tem feito com que líderes cada vez mais fracos assumam liderança e tornem os mundo cada vez pior. Esta no momento de formar líderes, com sólidos fundamentos, equilibrados e capazes de influênciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário